quinta-feira, abril 28, 2011

Boaz e Jesus - O que Eles tem em Comum?

Para aqueles(as) que não sabem ou não conhecem a história Boaz foi quem se casou com Rute. Mas quem foi Rute? O que aconteceu com essa mulher que sua história é uma "inspiração" para todos?

Rute, a moabita, cresceu no planaltos ao sul do rio Arnom, provavelmente numa nação polígama sendo adorada do falso deus Quemos. Uma família hebréia mudou-se de Belém para Moabe, e eles eram diferentes. A mãe, Noemi, era tratada com resprito por seu marido Elímeleque.
Rute, cuja mão foi pedida em casamento par aum dos filhos dessa família, Malom, foi assim introduzida a um relacionamento próximo e de aprendizado com essa mulher sábia e estável, a quem ela passou a amar e admirar. Rute e sua cunhada, Orfa, ligaram-se afetivamente a Noemi. As três mulheres ficaram ainda mais unidas quando seus maridos morreram. Bom aqui você deve pensar, nossa! Rute era uma mulher forte, ao passar por tudo isso e ainda se fortalecer depois da morte de seu marido.
Na época era de costume daquele povo que para que a mulher não ficasse "sozinha" assim quando seu esposo morresse ela seria "prometida" ao parente (homem) mais próximo. Mas naquele momento, para Rute não havia muito significado aquilo em sua vida. Para não ficar sozinha juntamente com sua cunhada e sogra, ela parte de volta a Belém marcou o começo de uma nova vida para Rute. Ela trabalhou nos campos de cevada de Boaz. (lembre-se desse nome), um parente de Noemi, rebuscando as espigas deixadas nos cantos para os pobres. Os feixes de grãos eram colhidos e debulhados com uma ferramenta manual pesada feita de madeira; Muitas mulheres pobres flertavam com os ceifadores e tentavam roubar grãos, mas Rute logo adquiriu a reputação de ter tamanha honestidade e integridade, que foi elogiada pelo dono dos campos. Seguindo o sábio conselho de sua sogra, a humilde Rute conquistou o respeito e, mais tarde o amor do parente de Noemi, Boaz, que comprou a propriedade de Noemi e tomou Rute como sua esposa. Ao Faze-lo Boaz tornou-se um resgatador.!

Rute destacou-se na história como modelo de caráter feminino, dispondo-se, com alegria e confiança, a romper com seu passado por base e revelação de Deus, ensinando a ela por sua sogra amorosa. Deus usou a fidelidade de mulheres simples para cumprir seus planos extraordinários.

- Mas figura aqui importante não é Rute, ela foi sim modelo para muitas mulheres, mais quem eu quero destacar aqui é Boaz.
- Quem é Boaz nessa história?

A Bíblia afirma que quando Boaz fez de Rute sua esposa se tornou seu resgatador.

Quando teu irmão empobrecer e vender alguma parte da sua possessão, então virá o seu resgatador, seu parente, e resgatará o que vendeu seu irmão.

Boaz conhecia a história de Rute, tudo o que havia se passado com aquela mulher, não só com ela mas com Noemi e com a Orfa. Ele sabia quem eram aquelas mulheres, mais a fidelidade delas a Deus foi o que fez o coração daquele homem atrir-se. É assim que Deus quer ser na minha e na sua vida, o Resgatador, o Boaz, aquele que te toma pela mão e diz "eu sou contigo". Quem é o seu Boaz.?

Jesus é o seu Boaz. amém.!

Não deixe que seu passado atrapalhe as coisas extraordinárias que Deus tem pra tua vida meu querido (a). Faça como Rute, ela abriu mão de seu passado, deixando que Deus agisse em sua vida juntamente como fez na vida de Noemi e da Orfa.

Seja como Rute, deixe que Boaz seja seu resgatador!





- que Deus possa abençoar muito a tua vida, o teu futuro.!

Um comentário: